A entrada na pré-adolescência e adolescência de fato sugere que o trabalho no Ensino Fundamental II tenha as suas bases estruturadas com ações voltadas para o amadurecimento teórico-conceitual e da autonomia dos estudantes.

 

Dessa forma, a rotina de trabalho preconiza o desenvolvimento da argumentação, da análise intertextual, da expressão criadora, do raciocínio lógico, do domínio das diferentes linguagens, da consolidação da afetividade e da construção de ideias a respeito dos fatos e fenômenos que são apresentados no cotidiano local e global.

 

Dessa maneira, o trabalho é estruturado com base em atividades do núcleo básico comum com inserção do Espanhol, além do Inglês que é componente básico. Os estudos de Robótica incrementam os estudos associando conceitos das disciplinas à construção material e tecnológica.

 

Nossos adolescentes desenvolvem estudos, aprimoram o conhecimento de mundo, a leitura, a escrita, estratégias de argumentação, a manipulação de assuntos diversos associando-os ao complexo vivificado da rotina de vida, além de construírem atitudes e posturas para o convívio social. Ademais, envolvem-se em projetos diversos, Gincana e Feira Cultural.

 

São atividades diversas: aulas, trabalhos de campo, construções de modelos, movimentos de diversas naturezas, pesquisas, observações, dentre outras propostas que encaminham para a constituição de adolescentes preparados para enfrentar o mundo e as novas etapas educacionais pelas quais ainda passarão.

O primeiro e mais importante passo que uma família pode dar para contribuir com a educação de seu filho é a escolha da instituição que irá influenciar, sobremaneira, na formação da personalidade, das posturas e da cognição.

 

Assim, o primeiro aperto de mão em prol da parceria escola-família é dado no momento da matrícula. O acordo é firmado e o encontro de ideias para a formação educacional do filho se efetiva. Esse acordo não se finda na matrícula e deve permanecer firme durante toda a trajetória escolar do estudante.

 

Pensando assim, a presença dos pais e/ou responsáveis nas reuniões e encontros promovidos pela escola deve ser priorizada. Devemos estabelecer laços frequentes, nos comunicar e estreitar as relações sempre.

 

O acompanhamento diário da agenda, a participação na realização das tarefas e pesquisas, o envolvimento nos eventos devem ser ações familiares rotineiras, consolidando assim os ciclos de parceria que se espera em prol da formação das crianças que, em pleno crescimento, precisam dos adultos para auxiliá-las, admirá-las e fortalecê-las.

Principalmente no ensino fundamental II os estudantes devem ter uma rotina de estudo estruturada, com horários fixos e leitura diária como componente fundamental para o desenvolvimento da cognição e das estratégias de argumentação verbal e escrita.

 

Para tanto, é preciso que a família esteja atenta a essa rotina, fazendo valer a rotina e o funcionamento dos estudos.

Aline de Queiroz Fernandes -novaescolaconquista2@gmail.com

Átila Dias dos Santos – Psicóloga: novaescola.soe@gmail.com