A Nova Escola foi fundada em 1992, com o propósito de oferecer à comunidade de Vitória da Conquista uma Educação Infantil, preocupada com a busca do conhecimento útil através de experiências significativas, que preconizasse o desenvolvimento integral da criança e o exercício do respeito às diferenças individuais. No primeiro ano de funcionamento (1993), na Av. Olívia Flores, foram oferecidos os cursos da pré-escola à alfabetização. Em outubro de 1994, sua Entidade Mantenedora passou a ser Centro Educacional Somar Ltda., que manteve o nome fantasia Nova Escola.

Com a mudança para o atual endereço, situado à Av. Ivo Freire de Aguiar, em Junho de 1995, a escola pode continuar implantando, gradativamente, o Ensino Fundamental 1 – séries iniciais, que foi organizado e legalizado pela equipe: Mônica Fernandes – diretora/supervisora, Selma Norberto Matos – psicóloga e Aida Rezende Carrera Correia – coordenadora.

A escola retomou a implantação gradativa das quatro últimas séries – Fundamental II em 2002, concluindo em 2005. O Ensino Fundamental de oito anos gradativamente começou a ser extinto em 2009 e paralelamente o Ensino Fundamental de nove anos começou a ser implantado com a oferta do 1º Ano. Concluímos este processo com o funcionamento do 9º Ano em 2017, atendendo assim, às adequações previstas na legislação vigente e no Regimento Escolar.

Nesta trajetória a Nova Escola procurou se manter atualizada, não somente no que diz respeito às Leis de Diretrizes e Bases que regem a Educação no Brasil, mas também em seus Projetos Pedagógicos. Assim, sempre transitou por metodologias e recursos modernos com abordagens que sustentassem seus princípios e sua filosofia. Esta é uma escola que acredita na educação comprometida com a formação do cidadão, no desenvolvimento de competências e atitudes; que se esforça para atender especificidades e respeitar individualidades.

A Nova Escola se atualiza sempre, contando com a participação direta e o total envolvimento de seus colaboradores, que nunca poderão ser esquecidos, pois sempre foram elementos estruturantes da prática, dedicando amor, compreensão e companheirismo ao trabalho. Por acreditarem na proposta, muitas famílias também foram e são incentivadoras desse trabalho e, assim, ajudaram a escola a estabelecer uma relação de cumplicidade, confiança e parceria em prol do desenvolvimento integral de sues filhos, nossos estudantes.  Aqui, trabalhamos para que eles conquistem autonomia, responsabilidade, desenvolvam o pensamento lógico, as leituras e a compreensão de regras sociais, com respeito às diferenças e o reconhecimento do poder do diálogo.

O principal objetivo da equipe da Nova Escola sempre foi aperfeiçoar o trabalho e, para isso, a busca pelo conhecimento é contínua, lapidando ações com determinação e com a preocupação permanente em prestar um serviço de excelência em educação. Assim, conquistamos o respeito no segmento educacional da comunidade, a admiração e o reconhecimento de que Nosso trabalho faz a diferença*, porque Pensamos, vivemos e fazemos educação.

*1º slogan da Nova Escola

Formação integral pensada para aprimorar a capacidade humana de realizar grandes conquistas.  Na Nova Escola é assim.

Há 23 anos a Nova Escola respira educação e acredita que os seus alunos são a sua razão de existir.

Na Nova Escola o essencial é praticar o bem, formar para a vida e transformar gerações.

Isso é fazer educação.